A Câmara Municipal de Timon aprovou, em segunda votação
durante sessão extraordinária realizada na última sexta-feira (26), dois
projetos de lei complementares de autoria do Poder Executivo que garantem
reajustes e a reestruturação dos planos de cargos, carreiras e vencimentos dos
servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Controladoria Geral
do Município.
As matérias foram aprovadas por unanimidade, cumprindo o
rito legislativo previsto no Regimento Interno da Casa, e representam um avanço
para duas categorias que aguardavam a atualização salarial e a reestruturação
funcional há mais de uma década.
O Projeto de Lei Complementar nº 004/2026 altera
dispositivos da Lei Complementar nº 031/2015, atualizando a tabela de
vencimentos dos servidores do SAAE. Já o Projeto de Lei Complementar nº
005/2026 institui o Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos dos servidores
efetivos da Controladoria Geral do Município.
O presidente da Câmara, vereador Uilma Resende, destacou
que o Legislativo tem acompanhado a política de valorização dos servidores
adotada pela gestão do prefeito Rafael Brito.
"Estamos dando mais uma demonstração de
reconhecimento aos servidores públicos. Praticamente todas as categorias do
município já receberam valorização, reajustes, incentivos ou atualização dos
seus planos de carreira. Agora, seguem as conversações com os agentes de
endemias, que devem ser a próxima categoria contemplada", afirmou.
Segundo o presidente, a valorização do funcionalismo
deixa um legado permanente para o município.
"Os mandatos passam, mas os servidores permanecem.
É importante garantir melhores salários e direitos, inclusive para que tenham
uma aposentadoria mais digna no futuro", ressaltou.
Para os servidores beneficiados, a aprovação representa
o fim de uma espera de vários anos.
Servidor efetivo da Controladoria Geral do Município,
Renan Teixeira agradeceu o diálogo mantido entre a categoria e a administração
municipal.
"Esperávamos por esse momento há quase dez anos.
Agradecemos ao prefeito pela sensibilidade de dialogar conosco. Agora, nossa
responsabilidade aumenta ainda mais para prestar um serviço de qualidade à
população", declarou.
No SAAE, o sentimento também foi de reconhecimento. O
servidor Dielson afirmou que a aprovação atende a um antigo pleito da
categoria.
"Era um sonho de todos os servidores. Foram onze
anos de luta. Muitos colegas já pensavam na aposentadoria e agora poderão
alcançar esse direito com mais dignidade. Agradecemos aos vereadores pela
aprovação unânime e ao prefeito Rafael Brito por cumprir um compromisso
assumido com a categoria", afirmou.
Com a aprovação em segunda votação pela Câmara Municipal, os projetos seguem
para sanção do Poder Executivo e posterior publicação, passando a produzir seus
efeitos legais.