Timon, 29 de abril de 2025 – Há uma década, a Águas de Timon iniciou suas operações, marcando um período de profunda transformação no saneamento básico da cidade. No dia 29 de abril, a empresa celebra uma trajetória de conquistas, avanços e investimentos que melhoraram a vida da população de Timon.
Desde 2015, a Águas de Timon já investiu mais de R$ 251 milhões na infraestrutura de saneamento. Nos próximos cinco anos, mais R$ 95 milhões serão aplicados na ampliação do abastecimento de água e esgoto da cidade. Carolina Serafim, diretora presidente da Águas de Timon, destaca o compromisso da empresa com a qualidade de vida da população e o desenvolvimento local, materializado em expressivos investimentos e também na mudança de vida da população:
“Levar água potável e proporcionar coleta e tratamento de esgotamento sanitário significa garantir mais saúde, qualidade de vida, dignidade e oportunidades para todos. Ao longo desses anos, além dos investimentos em infraestrutura de saneamento, temos contribuído significativamente para a geração de emprego e renda na região, criando mais de 200 postos de trabalho diretos e indiretos, para além dos diversos projetos sociais que já foram implementados na cidade. Esse compromisso não apenas melhora as condições de vida dos moradores, mas também fortalece a economia local, promovendo um ciclo contínuo de desenvolvimento social e bem-estar”.
Uma das vidas transformadas foi a da Francinete Vieira, moradora do Conjunto Padre Delfino. Ela conta com alegria as mudanças que presenciou: “Meu bairro era muito ruim em questão da água. A cidade foi crescendo e a água ficando fraca e sem tratamento. Por muitas vezes, tínhamos que passar a noite acordados para pegar um pouco de água. Era obrigada a ir ao chafariz no Centro Social Urbano para lavar as roupas. Com a chegada da Águas de Timon tudo mudou para melhor, representa melhores condições de vida, boa saúde com água tratada nas torneiras”.
Impacto social
Para garantir que, assim como a Francinete, todos tenham acesso à água de qualidade e ao tratamento de esgoto, a Águas de Timon desenvolve diversos projetos sociais que beneficiam toda a comunidade. A Tarifa Social concede, a famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico, desconto de 50% no valor da ligação do esgoto e também na fatura de água e esgoto. Hoje, quase 9 mil famílias estão inscritas no benefício.
O programa Afluentes promove encontros com lideranças comunitárias para discutir melhorias no saneamento básico e esclarecer dúvidas sobre serviços prestados. Já foram realizadas mais de 80 reuniões do projeto e contamos mais de 400 líderes cadastrados e atuantes. “A empresa também investe na formação de mão de obra local, capacitando profissionais para atuar na área de saneamento. O curso Mãos e Obras já formou 83 Instaladores Hidráulicos para realizar ligações intradomiciliares de esgoto, permitindo que os imóveis se conectem à rede de esgoto disponibilizada pela Águas de Timon”, acrescenta a presidente.
Outros projetos sociais incluem o Pioneiros, que beneficiou mais de 400 estudantes e conquistou o título de campeã nacional por três anos e, além disso, diversos Projetos Incentivados já beneficiaram uma média de 4 mil pessoas. “Também já foi implementado o programa Saúde Nota 10, em 3 escolas públicas da cidade, tendo beneficiado mais de 1,2 mil alunos”, ressalta Carolina.
Avanços e conquistas no saneamento
Entre as principais conquistas da Águas de Timon, destaca-se a universalização do abastecimento de água na cidade, alcançada em 2016. “Hoje, todas as residências urbanas de Timon contam com acesso à água tratada. São mais de 54 mil imóveis domiciliares atendidos com água. A estrutura para garantir o abastecimento é grandiosa: 464km de rede de água, 51 km de adutora, 74 poços, além da Estação de Tratamento de Água, a ETA Parnaíba, com capacidade para 50l/s”, elenca Gabriela Coutinho, diretora executiva da Águas de Timon.
Outro avanço significativo é a expansão da rede de esgoto. A cobertura passou de 3% para 51%, com um sistema de mais de 294km de rede instalada em 20 bairros, 3 estações de tratamento, a ETE Lourival Almeida, ETE Miguel Arraes e ETE Flores, maior estação de tratamento da cidade com capacidade de 45l/s, além de 8 elevatórias. Todo esse sistema promove a coleta, afastamento e tratamento do esgoto gerado nos imóveis que têm rede de esgoto disponibilizada pela concessionária. A meta para os próximos anos é chegar a uma cobertura de 90% de coleta de esgoto, atingindo-se a universalização, garantindo ainda mais saúde e qualidade de vida para a população timonense.
“Essa infraestrutura é vital para usar de forma eficiente um recurso tão essencial como a água, além de conservar os rios e florestas por meio do tratamento adequado de esgoto. A ampliação do esgotamento sanitário beneficia a cidade como um todo, reduzindo a contaminação e promovendo um ambiente mais saudável”, ressalta a diretora executiva.
Redução de Doenças
Os benefícios dessas melhorias no saneamento da cidade são evidenciados também na saúde pública. Os indicadores do Painel do Saneamento mostram que, entre 2015 e 2022, o número de internações por diarreia em Timon apresentou uma redução de 78%, e o índice de internações por doenças de veiculação hídrica reduziu 80%. Esses resultados demonstram o impacto positivo do acesso á água tratada e ao esgotamento sanitário na qualidade de vida dos moradores.
Referência Nacional
Além disso, os investimentos contribuíram para colocar Timon como referência nacional na redução do índice de perdas de água. De acordo com um estudo do Trata Brasil, o índice de perdas caiu de 64%, em 2015, para os atuais 27%. Essa conquista é resultado do rigoroso gerenciamento das manutenções, do planejamento e controle da vazão e da pressão na saída dos reservatórios.
Todas essas iniciativas demonstram o compromisso da Águas de Timon com o desenvolvimento sustentável, o crescimento da cidade e a preservação ambiental. “Nesses 10 anos, a empresa reafirma seu propósito de continuar investindo em tecnologia, infraestrutura e desenvolvimento social para construir um futuro com mais qualidade de vida para todos os timonenses. Nosso objetivo é tornar Timon uma referência nacional em saneamento básico”, pontua Carolina Serafim. Informação/Águas de Timon.