Anuncio-01

Anuncio-02

Anuncio-03

22 de novembro de 2025

Maranhense é homenageada no Senado italiano


Brasileira de Carolina (MA), a psico-oncologista Ana Rosa Ramos recebeu nesta quinta-feira, 20, no Senado italiano, homenagem em reconhecimento ao trabalho voluntário desenvolvido em prol da Associazione Città delle Donne (Cidade das Mulheres).

“Sou muito grata a essa homenagem em solo italiano. Doamos um pouco de tempo e recebemos em troca experiência, amizade, amor e o sorriso do próximo. Não há bem maior que fazer o bem a quem precisa. Hoje eu posso ajudar, amanhã sou eu que posso precisar”, afirma a psicóloga.

A Associação foi fundada em 27 de fevereiro de 2019 por um grupo de mulheres que vivenciaram discriminação e violência de gênero ao longo de suas vidas. O objetivo do grupo é dar voz e ouvir aquelas cuja qualidade de vida foi severamente afetada por atos de degradação social e ataques à sua dignidade pessoal.

A missão da Associação é combater todas as formas de discriminação e violência, sejam elas físicas, morais, sociais ou econômicas, bem como abusos e injustiças nas esferas social, profissional e educacional perpetrados contra pessoas em situação de vulnerabilidade.

Entre os beneficiários estão jovens, adultos, mulheres e homens vítimas de violência; indivíduos que sofrem de endividamento causado por eventos fora do seu controle e por discriminação de gênero, idosos, pessoas com deficiência e refugiados/imigrantes.

A entidade conta com a "Ajuda Mútua", o que significa que cada membro da Associação pode contribuir com algo próprio para os outros. O objetivo da Associação é ajudar a suprir as necessidades de todas as formas possíveis, considerando essa ação viável por meio do investimento de tempo, disponibilização de habilidades profissionais, participação ativa em eventos e divulgação da missão, a fim de incentivar as pessoas a se associarem como membros ordinários ou por meio de apoio financeiro. A Associação recebe desde cestas básicas até apoio psicológico.


Ana Rosa Ramos é psico-oncologista e psicoterapeuta da geslt e já realizou muitos projetos com pacientes com câncer pela Lega Italiana per la Lotta contro i tumori (Lilt). É especializada em psicoterapia da Gestalt pelo IBGT de Turim.

Palestras – Com objetivo de apresentar sua experiência na área da psico-oncologia desenvolvida no setor de saúde na Itália, Ana Rosa Ferreira Ramos esteve no Brasil ministrando cursos e palestras onde ressaltou a importância de se discutir o papel da psico-oncologia e do profissional psicólogo que atua à frente dessa grande batalha, que é a luta contra o câncer.


“Treinar e capacitar os profissionais divulgando os viveres e saberes acerca da psico-oncologia é uma ferramenta importante e necessária na atualidade, tendo em vista que esta é uma área nova no Brasil. Os profissionais que lidam com pacientes oncológicos precisam aprimorar os conhecimentos e conceitos sobre a psico-oncologia, bem como as formas de atuação, em especial, na fase de cuidados paliativos”, ressalta a especialista.


A ítalo-brasileira venceu em 2024 o concurso “La Perla d’Itália”, na categoria Gold, de 46 a 59 anos. Na ocasião, a psico-oncologista dedicou o desfile aos profissionais que atuam na oncologia e a todos os pacientes oncológicos.

Informações ou entrevistas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário