Timon, 22 de julho de 2025- O projeto Esporte e Cidadania está com inscrições abertas. A iniciativa que tem o apoio da Águas de Timon, oferece aulas gratuitas de Badminton para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A ação é realizada na sede da Fundação Cidadania, localizada na Rua Professor Mendes (antiga Rua 103), nº 550, no bairro Parque São Francisco. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas presencialmente.
A iniciativa chega a sua segunda edição no município com o apoio da Águas de Timon e da fundação Cidadania, através da lei de Incentivo ao esporte. Mais do que oferecer uma atividade física, o projeto se consolida como uma importante ferramenta de acolhimento social e emocional de crianças e adolescentes que vivem em contexto de vulnerabilidade.
As aulas acontecem duas vezes por semana: às terças e quintas pela manhã, das 8h às 10h, e às quartas e sextas à tarde, das 15h às 17h, sempre no contraturno escolar das crianças. A condução das aulas é feita pelo professor Flaubert Oliveira, profissional de educação física que acompanha de perto os impactos do projeto na vida dos alunos.
“Alguns relatam que em casa, não tem o que comer. Às vezes chegam aqui sem ter tomado café, sem ter almoçado. E é no projeto que conseguem, muitas vezes, fazer a única refeição do dia. A gente percebe no comportamento: quando estão alimentados rendem mais, se mostram mais dispostos e felizes. O projeto não é só sobre esporte, é sobre dignidade”, explica o professor.
Esporte que transforma vidas
As histórias por trás dos rostos que frequentam o projeto revelam o quanto ações como essa podem transformar vidas. Muitas dessas crianças vem de lares com pouca estrutura e encontram no Badminton, esporte pouco conhecido por grande parte do público atendido, um novo mundo: mais leve e seguro.
Além do aprendizado esportivo, as aulas promovem valores como respeito, persistência e convivência em grupo. Durante o ano, são organizadas atividades extras como rodas de conversas, competições internas e palestras que incentivam o autoconhecimento e a formação cidadã.
Segundo o professor Flaubert, o retorno dos alunos é o que mais comprova a importância do projeto. “Eles não faltam, chegam animados. Sentem que tem um lugar aqui. Alguns contam que nunca se identificaram com futebol ou vôlei e que, só aqui, com o badminton, conseguiram se ver num esporte”.
Alunos que até pouco tempo sequer conheciam o badminton, hoje demonstram entusiasmo, disciplina e desempenho nas competições. “Um dos exemplos é o João Pedro, que desde os primeiros meses de aula mostrou interesse em competir. Neste ano conseguiu subir ao pódio no campeonato estadual realizado em Codó, conquistando o 3º lugar”, conta o professor com orgulho.
O caso de João Pedro é apenas um entre tantos que ilustram como o projeto desperta novas possibilidades.
Com o apoio da Águas de Timon, o Projeto Esporte e Cidadania reitera o compromisso da empresa com ações que vão além da prestação dos serviços de saneamento básico. É um investimento em pessoas, especialmente nas infâncias mais esquecidas, e uma forma concreta de devolver esperança onde muitas vezes ela falta.
O projeto esporte e cidadania conta com suporte completo para os participantes, oferecendo uniforme, material esportivo, acompanhamento de professores qualificados, apoio social e alimentação. A iniciativa é patrocinada pela Águas de Timon por meio da lei de incentivo ao esporte, com apoio da fundação cidadania. ASSESSORIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário