Anuncio-01

Anuncio-02

Anuncio-03

4 de julho de 2025

Trabalho sobre empoderamento e participação feminina na política timonense ganha destaque no Legislativo

 


A professora e advogada Marlene Moreira apresentou, durante a solenidade de inauguração das Galerias dos Ex-Presidentes e das Vereadoras Eleitas da Câmara Municipal de Timon, na última sexta-feira, 27, seu Trabalho de Conclusão de Curso de Direito, intitulado “O Pioneirismo Feminino na Política de Timon – A Primeira Vereadora Eleita, Maria Luiza de Oliveira Moura”. O artigo, elaborado como parte da conclusão do curso de Especialização em Direito Eleitoral e Gestão Pública Municipal, foi oferecido pela OAB – Subseção Timon, no ano de 2024.

A autora desenvolveu um trabalho de pesquisa aprofundada, reunindo informações por meio de publicações históricas e relatos orais, resgatando a memória política do município com ênfase na atuação feminina, ainda tímida em termos quantitativos, mas marcante e significativa em suas contribuições para o parlamento timonense.


Marlene destaca a trajetória de Maria Luiza de Oliveira Moura, considerada a primeira vereadora eleita de Timon, reconhecida por relevantes serviços prestados à cidade. Entre suas principais conquistas estão a criação da Secretaria Municipal de Educação, da qual foi a primeira titular, e a proposição do projeto que resultou na construção do primeiro estádio de futebol do município, o Estádio Miguel Lima, além de outras ações de grande impacto social e político.

Apesar de atuar em um cenário político amplamente dominado por homens, Maria Luiza enfrentou desafios com coragem e competência, deixando um legado que inspira, até hoje, a participação de mulheres na política local, ressalta a autora.

No decorrer do trabalho, também foram mencionadas outras mulheres que iniciaram o engajamento político em Timon, como Nair Cunha e Filomena Rios. Embora não tenham sido encontrados registros oficiais de suas atuações parlamentares, seus nomes foram eternizados em logradouros da cidade, como forma de reconhecimento por suas contribuições à vida pública.

De acordo com registros e dados históricos presentes no acervo da Galeria das Mulheres Vereadoras, 14 mulheres foram eleitas para o parlamento timonense entre os anos de 1937 até os dias atuais. No último dia 27 de junho, todas essas parlamentares foram homenageadas em uma solenidade promovida pela atual gestão da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Timon, presidida pelo vereador Uilma Resende.

Durante seu pronunciamento, o presidente destacou que a homenagem vai além do simbolismo: trata-se de um reconhecimento oficial e permanente da importância histórica e política dessas mulheres, que agora estão eternizadas tanto nas fotografias expostas na galeria localizada no hall de entrada da Câmara, quanto na memória coletiva do povo timonense.


Sobre a autora: Marlene Moreira da Silva Santos

  • Casada, residente no bairro Parque Alvorada, em Timon-MA
  • Professora aposentada do município de Timon
  • Advogada – OAB/MA nº 27.655
  • Especialista em Direito Eleitoral e Gestão Pública Municipal – ESA/PI
  • Especialista em Investigação Forense e Perícia Criminal – UNIASSELVI
  • Especialista em Mediação Judicial de Conflitos – Faculdade FAEME
  • Especialista em Supervisão Escolar – IESM
  • Especialista em Docência para o Ensino Superior – IESM
  • Cursando Especialização em Direito do Consumidor – Faculdade I9 Educação

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário