A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19) a Operação Lei do Retorno, que apura o desvio de mais de R$ 50 milhões do Fundeb. Entre os alvos estão a prefeita de Buriti Bravo (MA), Luciana Leocádio (MDB), o ex-prefeito de Caxias e atual secretário de Agricultura do Maranhão, Fábio Gentil, e sua esposa, a deputada estadual Daniella Gentil.
Ao todo, foram cumpridos 45 mandados, incluindo busca na residência da prefeita em Teresina e no gabinete da deputada na Assembleia Legislativa do Maranhão. Segundo a PF, o grupo manipulava licitações entre 2021 e 2025 para desviar recursos da educação, parte deles devolvida a servidores envolvidos.
Durante a operação, foram apreendidos dinheiro, documentos e materiais que devem comprovar a movimentação financeira do esquema. Os investigados poderão responder por crimes como organização criminosa, corrupção, peculato, fraude em licitações e lavagem de dinheiro, cujas penas somam mais de 50 anos.
Em nota, Daniella Gentil negou envolvimento e disse confiar na Justiça. Fábio Gentil já havia sido alvo de investigações da PF em sua gestão como prefeito.
Fonte: PF, Portal AZ e Elias Lacerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário