Em
entrevista concedida ontem, quinta-feira (6), Silvio
Mendes, tratando sobre os principais temas da gestão, o prefeito de Teresina abordou a complexidade
dos contratos referentes à limpeza pública na cidade. Na oportunidade, o
prefeito revelou a redução de 4 milhões nas despesas.
“O contrato maior tem a duração
de 5 anos, são 60 meses, um contrato extenso e a complexidade do edital é muito
grande. Geralmente, acontece recursos dos concorrentes. Agora a novidade é que
serão duas empresas e não só uma para a cidade poder ficar mais segura, mais
limpa. E como é possível e provável que tenha recurso das concorrentes, essa
empresa que não faz um serviço que nos satisfaça, tem muitas reclamações,
encerra o contrato em maio, e como deverá ter recursos da licitação mais longa,
nós estamos fazendo um edital mais simples, também emergencial e que se encerra
quando essa outra for homologada. É uma questão só de cuidado”, revelou o
prefeito.
De acordo com Silvio Mendes, a
limpeza pública da capital é cara e o contrato emergencial vai ser aperfeiçoado
para que a população usufrua de um serviço de qualidade e sem ônus. E revelou
ainda, a redução de aproximadamente 4 milhões na limpeza pública mesmo sendo
realizados mutirões de em toda a cidade.
“O contrato emergencial, vamos
aperfeiçoar um pouco. A limpeza pública de Teresina é muito cara, chegou a se
pagar 25 milhões por mês. É um dos maiores contratos da prefeitura fora a folha
de pessoal e a saúde, portanto, vamos fazer um edital mais simples para que a
população não pague uma conta que não deve. Nós pagamos janeiro e estamos
concluindo agora fevereiro para pagar também em dia. E as empresas do consórcio
que são uma do Pará e outra do Ceará, não pagaram os garis e nem os caminhões
que fizeram o mutirão, por isso nós vamos novamente recorrer à Justiça do
Trabalho para garantir esses pagamentos. E baixamos para 17 milhões, era em
torno de 22 milhões e conseguimos baixar em torno de 4 milhões na despesa mesmo
fazendo mutirão”, concluiu. SEMCOM/THE.
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